Páginas

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Cabelos: Saiba usar a dupla Shampoo + Condicionador

Fonte: http://www.hiperfashion.com.br/home.cfm?pagina=materia&id=878A


A beleza dos cabelos começa com os cuidados diários, lavar corretamente os fios garante seu brilho e maciez. Lavar e condicionar os fios parece uma tarefa extremamente fácil, mas basta se deparar com a quantidade de shampoos e condicionadores disponíveis no mercado para surgir 'aquela' dúvida cruel. A explicação para tantas opções é simples: a quantidade de produtos é proporcional à diversidade de fios. Para os produtos recomendados surtirem o efeito desejado, é necessário também ter cuidado na hora da aplicação. O mais indicado é fazer o processo de limpeza em duas etapas. O primeiro passo é cuidar do couro cabeludo. Comece molhando bem todo o cabelo para aplicar o shampoo distribuindo por etapas na parte frontal, têmporas, topo e nuca. Em seguida, esfregar o couro cabeludo com movimentos circulares, sem utilizar as unhas para não causar lesões. Enxaguar e aplicar novamente o shampoo para iniciar a limpeza dos fios. Ao final, enxaguar bem para não deixar resíduos de shampoo nos fios. Para cabelos oleosos o segredo é não friccionar demais o couro cabeludo para não ativar as glândulas sebáceas. A segunda parte deste processo é o condicionamento dos fios. Existe um pensamento comum que as pessoas que tem cabelos oleosos estão livres desta etapa. No entanto, o recomendado por especialistas no assunto é que todos façam também este procedimento, principalmente quem tem cabelos longos, coloração ou outro processo químico. Isto porque a oleosidade do couro cabelo, que é responsável por alimentar o verniz natural que dá brilho ao cabelo, dificilmente vai chegar até as pontas. Existem produtos especificamente formulados para suprir esta situação sem prejudicar a leveza dos fios. Mas de forma geral, o ideal é que nunca o condicionador tenha contato com o couro cabelo. Assim, é indicado colocar uma pequena quantidade do produto na palma da mão e espalhar por todo o fio.

* É verdade que é bom mudar o shampoo sempre?
O Shampoo não só pode como deve ser trocado, dependendo do caso. O cabelo sofre ação de vários fatores: clima, água, bactérias, processos químicos, entre outros. Por isto, ele pode ficar ressecado, danificado ou 'doente' (queda). Como existem produtos específicos para cada caso, o ideal é procurar o shampoo que devolva o equilíbrio dos fios.

* Quantas vezes por semana é recomendado lavar os cabelos?
Quantas vezes forem necessárias. Se o cabelo for oleoso deverá ser levado todos os dias, por exemplo, assim como se a pessoa trabalha em ambiente poluído ou muito sujo.

* Lavar os cabelos todos os dias estraga os fios?
Não estraga desde que se evite secador muito quente ou prancha todos os dias. A lavagem em si não prejudica, o que danifica os fios muitas vezes são os hábitos errados no processo pós limpeza.

* Qual a temperatura ideal da água para lavar os cabelos?
De 36 a 38 graus, ou seja, não muito quente.

* Existe mesmo shampoo sem sal? Quando utilizar o shampoo anti-resíduos?
Não existe shampoo 'zero' sal. O Cloreto de Sódio é responsável pela espuma, e como não existe shampoo sem espuma... O shampoo anti-resíduos é recomendado para quem utiliza muitos produtos finalizadores, excesso de cremes de pentear e sem enxágüe ou mesmo gel, entre outros. Também após a piscina e antes de tratamentos de nutrição dos fios.

*Existe shampoo que evita que a coloração desbote?
Sim, existem shampoos específicos para isso, com componentes como Solamer, LP 300 entre outros.

* O cabelo branco fica geralmente amarelado, como deixar ele bem branquinho?
O sol e corantes de produtos são os maiores responsáveis por isso. Para mantê-los sem estes indesejados efeitos existem shampoos e condicionadores com pigmentos que neutralizam o amarelado.

* Massagem no couro cabeludo é recomendada para todas as pessoas?
Não existem problemas em massagear o couro cabeludo. Mas em casos inflamações no couro cabeludo devido a alguma disfunção, é melhor evitar. Também para quem tem couro cabeludo oleoso, isto porque a pressão pode ativar as glândulas sebáceas que já são super ativas... No mais, a massagem só faz bem e relaxa.

Fonte: http://www.hiperfashion.com.br/home.cfm?pagina=materia&id=878A









2 comentários: